Ribbon resina: o que é e quando utilizar

Conheça seis tipos da fita que oferece alta resistência e imagens mais nítidas

Quem trabalha com etiquetas sabe a importância de escolher corretamente os suprimentos de impressão para evitar danos no equipamento e baixa qualidade no produto final. Nas impressoras térmicas, esse suprimento é chamado de ribbon – ou fita de transferência térmica – que se assemelha a um toner de impressora convencional e pode ser revestido por três materiais: cera (como já falamos nesse post), resina ou misto. São muito utilizadas para impressão de códigos de barras, logotipos, gráficos e códigos bidimensionais.

Neste texto, vamos falar mais sobre o ribbon resina, uma película plástica ideal para materiais expostos a riscos de atritos como no transporte de produtos congelados, umidade, calor (até 300°C), contato com produtos químicos, processos de lavagem industrial e, mesmo após tudo isso, manter a legibilidade das informações impressas.

Ribbon resina: resistência como grande diferencial

O ribbon resina, diferentemente do ribbon cera, oferece alta resistência e, justamente por isso, garante que a informação impressa na etiqueta não seja perdida. São indicados, especialmente, para impressão materiais fílmicos como bopp, polietileno, acrilato, poliéster, poli-imida, entre outros. São ideais para aplicações onde a etiqueta será exposta a um ambiente agressivo, enquanto manter a legibilidade da informação é primordial. Conheça os principais tipos de ribbon resina:

AXR-1
Ribbon que combina competitividade e performance. Ideal para empresas que utilizam ribbon misto, mas precisam de um nível de resistência maior. Funciona em papel e filme.

AXR-7
Funcionalidade em papel e filmes para uso geral na indústria, com resistência mecânica superior. Geralmente indicado em aplicações onde o AXR-1 não atende as necessidades.

AXR-8
Alta resistência mecânica, térmica e a solventes, usado em ambientes bastante agressivos.

AXR-9
Ribbon ideal para aplicações onde os outros ribbons resina não tiveram a performance adequada e para etiquetas têxteis. Diferente de outros ribbons, pode ser usado em processos de esterilização e solventes.

AXR-EL
Melhor performance em materiais sintéticos como poli-imida, poliéster e acrilato. O ribbon AXR-EL foi criado, especificamente, para atender a indústria de eletroeletrônicos, cumprindo todos os padrões e certificações exigidos. Possui alta resistência mecânica, térmica – suporta temperaturas de até 300 °C / 572 °F – e química, permitindo que impressão feita fique perfeita em letras, códigos de barras e códigos 2D em pequenas etiquetas.

AXR-TX
Imprime perfeitamente em nylon, poliéster e cetim letras, logos e código de barras. O ribbon AXR-TX foi desenvolvido, especificamente, para impressão de etiquetas têxteis que passarão por processos de lavagem, secagem e ferro de passar. Alta resistência mecânica, química e um diferencial, resistência U.V. – acima de 7 na blues cale.

Solicite um orçamento

Ficou na dúvida? Entre em contato com a Recom! Atuamos em 18 segmentos, sempre oferecendo soluções personalizadas e de qualidade. Veja mais características de cada tipo de ribbon.

Matérias Relacionadas