Diferenciar aplicação e uso da etiqueta é essencial para acertar no investimento.
Todo produto tem uma etiqueta, seja para comunicar um cuidado especial, reproduzir o código de barras, identificar validade ou garantir sua integridade. São elas as responsáveis por transmitir mensagens importantes das marcas e, muitas vezes, orientar consumidores e usuários sobre condições de uso e precaução. Imagine, por exemplo, o que seria dos hospitais sem as etiquetas de identificação? E que tal, laticínios sem informação de validade? Mas nada de pensar que etiqueta é tudo igual. Para cada aplicação, há um material específico e especialmente desenhado para cumprir os objetivos da marca. Confira o que considerar antes de escolher o seu tipo ideal de etiqueta.
1) Onde a etiqueta será aplicada?
A superfície em que a etiqueta precisa ser colada deve ser analisada em, basicamente, quatro níveis: formato, tipo, temperatura e método de aplicação. Isso porque cada detalhe influi diretamente no tipo de material que será utilizado na produção do adesivo. Um produto que precise ser refrigerado, por exemplo, não pode ter uma etiqueta comum, que saia conforme a umidade envolve a embalagem. Dessa forma, preocupe-se em responder as seguintes questões:
Formato da superfície: lisa, rugosa ou ondulada?
Tipo da superfície: metal, plástico, caixa de papelão, vidro, papel, porcelana, borracha, madeira?
Temperatura da superfície, do produto e do ambiente de aplicação: seca, úmida, molhada, quente, fria?
Método de aplicação: manual, automática ou com cola termoativável?
2) Qual função a etiqueta precisa desempenhar?
Toda etiquetagem tem um objetivo a cumprir e isso precisa ser ponderado no momento da produção. Há etiquetas que devem ser coladas permanentemente, outras que precisam ser removidas sem deixar resíduos de cola, coladas e descoladas várias vezes, solúveis em água, permitir anotações à caneta, ganhar personalização, ou até mesmo, revelar violações. Essa é uma escolha que faz muita diferença no produto final. Já pensou danificar uma peça de roupas por conta de uma etiqueta mal pensada? Ou encontrar no chão as etiquetas de identificação de uma pilha de pneus porque elas descolaram?
3) Por quais processos a etiqueta irá passar e deve resistir?
Cada empresa tem o seu processo interno e cada processo a sua particularidade. A necessidade de identificar e compreender todas as etapas é de suma importância para que a etiqueta cumpra sua função agilizando os processos, garantindo os controles produtivos e rastreabilidade total do produto.
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