Impressão com ribbon: como identificar e solucionar os problemas mais comuns

Para garantir qualidade e legibilidade às etiquetas, impressão com ribbon exige atenção à diversos fatores; listamos os principais, confira!

Muitos são os fatores que afetam a qualidade e legibilidade de uma etiqueta impressa com ribbon: o tipo de ribbon, a temperatura de impressão, velocidade, as condições da impressora, para citar apenas alguns exemplos.

Entre as principais reclamações dos clientes estão textos e códigos de barras com falhas, ribbon amassando ou escorregando, falta de nitidez e pontos cegos. Por isso, listamos esses dentre outros problemas mais comuns, com dicas de como solucionar.

Para saber mais sobre impressão com ribbon ou ainda necessita de ajuda para solucionar alguns desses entraves no processo de impressão de etiquetas, entre em contato conosco. A equipe da Recom está à disposição para tirar dúvidas e garantir o suporte que sua empresa necessita!

Solucionando problemas de impressão com ribbon

Quando falamos de impressão com ribbon, é preciso ter em mente que para cada tipo de ribbon há uma temperatura ideal e uma velocidade limite de impressão. É preciso dar atenção ainda à compatibilidade entre o ribbon e a matéria-prima da etiqueta, alinhamento da etiqueta e ribbon e aos possíveis problemas com os sensores, responsáveis por detectar tanto as etiquetas quanto o ribbon. Vamos aos problemas!

Impressão muito clara ou apagada: a causa possível é a temperatura do cabeçote estar baixa demais para aquele substrato ou a velocidade de impressão estar muito alta, fazendo com que o cabeçote de impressão não fique em contato por tempo suficiente para a impressão. Para ajustar, basta diminuir a velocidade ou aumentar a temperatura, lembrando que, quanto mais alto a temperatura, maior o desgaste da cabeça de impressão.
Impressão escura demais, impressão borrada ou código de barras com problemas: a temperatura do cabeçote pode estar alta demais. Isso faz com que o calor de impressão marque também os pontos ao lado, fazendo com que a impressão pareça borrada ou não tenha a nitidez necessária para ser lida. Neste caso, é necessário diminuir a temperatura ou aumentar a velocidade de impressão.

Imagem acinzentada ou translúcida: superaquecimento da cabeça de impressão, temperatura muito baixa ou ribbon colocado do lado errado. Para identificar superaquecimento basta imprimir várias etiquetas em sequência. Faça o teste: se, ao imprimir 10 etiquetas a impressora funciona, mas quando imprime 100 ela borra, então pode ser que seja superaquecimento. Para o defeito de ribbon colocado do lado errado, basta imprimir uma etiqueta: se não imprimir, então provavelmente o ribbon está do lado errado. Importante: antes de inverter, lembre-se de limpar a cabeça de impressão.

Impressão com “pontos cegos” ou com “faixas cegas”, sem impressão: isso pode acontecer por falhas no substrato, sujeira na cabeça de impressão ou cabeça de impressão no fim da vida útil. Se a falha de impressão varia de local em diversos pontos da etiqueta, então o defeito possivelmente está na etiqueta; agora, se traçarmos uma linha vertical e a impressão se manter na linha, então possivelmente o defeito está no rolo tracionador; mas, se o problema for uma faixa branca sem impressão na etiqueta, então o problema está na cabeça de impressão.

Alguns defeitos são possíveis de solucionar por meio de limpeza. É recomendado o uso de álcool isopropílico e algodão para limpeza do rolo tracionador e cabeça de impressão. Espere o produto secar por completo e não deixe resíduo de algodão. Se o problema persistir, o ideal é chamar um técnico de sua confiança para diagnosticar o problema e propor a melhor solução.

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