Além do preto, ribbons podem ser encontrados em cores como vermelho, verde e amarelo, além de dourado e prateado
O ribbon foi desenvolvido especialmente para uso em atividades de automoção industrial e em cadeias de suprimento. Disponível em três categorias – cera, resina e misto –, a variedade do produto não para por aí.
Embora a procura mais comum seja por ribbon preto, versões coloridas também podem ser encontradas no mercado, sendo uma ótima opção para diferenciar embalagens, série de itens e agregar valor ao produto.
Os ribbons coloridos podem ser mistos, de cera ou resina, e são fabricados em cores como o vermelho, verde, azul, castanho, cinza, branco, vinho, amarelo, magenta, ciano e laranja, além do preto. Há ainda os chamados ribbons especiais, de tinta metalizada – dourada ou prateada.
Qual ribbon usar para cada material de etiqueta?
Diante da variedade de tipos de ribbon, independentemente da cor, uma dica importante é conhecer o produto mais adequado para cada material de etiqueta. Quando utilizar ribbon cera e quando o melhor é optar pelo resina? Quando utilizar ribbon near-edge? Você sabe?
Para ajudá-lo nesta tarefa, listamos os principais usos em alguns materiais, confira:
- Papel Couchê: ribbons cera e misto
- Papel Transtherm: ribbons cera e misto
- Papel Offset (branco fosco): ribbons cera e misto (pode apresentar dificuldades de impressão e leitura)
- Papel Térmico: dispensa o uso de ribbon
- BOPP: ribbons resina ou misto (cera/resina)
- Poliéster: ribbons resina
- Papel sintético: ribbons cera, resina ou misto (cera/resina)
- PEAD: ribbons cera e misto
- Nylon resinado: ribbon têxtil
- Poliamida: resina
Vale lembrar que a composição do ribbon varia de acordo com o fabricante. Por isso, o recomendado é sempre testar a combinação entre ribbon e matéria-prima, assim como ajustar a velocidade/temperatura de impressão antes da aplicação em larga escala.
Na Recom você sempre encontra uma variedade de ribbons para as mais diversas aplicações, estamos aguardando o seu contato.